quarta-feira, 4 de setembro de 2013

HISTORIA DA MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS APRESENTAÇÃO PARA ALUNOS DO 5º ANO.

O conceito matemático surgiu 30.000 anos como instrumento para que o ser humano pudesse compreender e atuar no mundo.
Na época de seu aparecimento o homem vivia em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas existia a necessidade de contar. Quando ele ia pescar ou caçar usava pedaços de ossos ou madeiras para cada animal ou fruto adquirido.
Com a evolução surgiu à necessidade de nova forma de contagem para resolver questões de ordem prática de seu cotidiano (como contar a quantidade de seu rebanho), então passou a usar pedras, para cada animal guardava-se uma pedrinha no saquinho e no fim do dia para conferir tirava uma pedra de cada vez em que o animal entrava no curral, cada pedrinha era um animal. Utilizou para medir e repartir as terras para o plantio.
A necessidade de registrar quantidades deu origem à numeração escrita. Diversa civilização antiga criaram seus próprios sistemas numéricos.
Na quinta série os alunos vão dar conta da quantidade de conhecimento matemático que usamos em nossos dia a dia, vai encontrar situações que lhe permitirão trocar ideias com os amigos e professores que podem ser diferente das suas, e assim revolver e enfrentar novas situações problemas enquanto constrói seus conhecimentos matemáticos.
O aluno irá se deparar com textos extraído de jornais e de revistas, as questões apresentadas servirão de descoberta de informações de vários aspectos, aumento seu senso crítico, de discussão e avaliação que o tornarão cada vez mais capaz de compreender e se envolver com as questões do seu dia a dia, analisarem regras de jogos e discutirem novas regras.
     Serve para ampliar e aprofundar os conhecimentos que o aluno já tem e já utiliza, será necessário memorizar alguns fatos, treinar algumas técnicas e saber aplicar algumas propriedades, para trabalhar melhor, aprender registro com símbolos matemáticos, as quantidades, as operações e os raciocínios.
-Cálculos menta: fazer cálculos de cabeça não há a necessidade de fazer por escrito.
-Cálculo oral: responder oralmente e discutir com os colegas e professor.
-Cálculo escrito: fazer o cálculo e registrar no caderno.


Creide


Referências
Fazer, compreender e criar em matemática 5º ano.
Alba Ferreira Munhoz, Helena Nazareth, Marilia Toledo


Nenhum comentário:

Postar um comentário