O conceito matemático surgiu 30.000 anos
como instrumento para que o ser humano pudesse compreender e atuar no mundo.
Na época de seu aparecimento o homem
vivia em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas existia a
necessidade de contar. Quando ele ia pescar ou caçar usava pedaços de ossos ou
madeiras para cada animal ou fruto adquirido.
Com a evolução surgiu à necessidade de
nova forma de contagem para resolver questões de ordem prática de seu cotidiano
(como contar a quantidade de seu rebanho), então passou a usar pedras, para
cada animal guardava-se uma pedrinha no saquinho e no fim do dia para conferir
tirava uma pedra de cada vez em que o animal entrava no curral, cada pedrinha
era um animal. Utilizou para medir e repartir as terras para o plantio.
A necessidade de registrar quantidades
deu origem à numeração escrita. Diversa civilização antiga criaram seus
próprios sistemas numéricos.
Na quinta série os alunos vão dar conta
da quantidade de conhecimento matemático que usamos em nossos dia a dia, vai
encontrar situações que lhe permitirão trocar ideias com os amigos e
professores que podem ser diferente das suas, e assim revolver e enfrentar
novas situações problemas enquanto constrói seus conhecimentos matemáticos.
O aluno irá se deparar com textos
extraído de jornais e de revistas, as questões apresentadas servirão de
descoberta de informações de vários aspectos, aumento seu senso crítico, de
discussão e avaliação que o tornarão cada vez mais capaz de compreender e se
envolver com as questões do seu dia a dia, analisarem regras de jogos e
discutirem novas regras.
Serve para ampliar e aprofundar os conhecimentos que o aluno já tem e já
utiliza, será necessário memorizar alguns fatos, treinar algumas técnicas e
saber aplicar algumas propriedades, para trabalhar melhor, aprender registro
com símbolos matemáticos, as quantidades, as operações e os raciocínios.
-Cálculos menta: fazer cálculos de cabeça
não há a necessidade de fazer por escrito.
-Cálculo oral: responder oralmente e
discutir com os colegas e professor.
-Cálculo escrito: fazer o cálculo e
registrar no caderno.
Creide
Referências
Fazer, compreender e criar em matemática
5º ano.
Alba Ferreira Munhoz, Helena Nazareth,
Marilia Toledo
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