domingo, 1 de setembro de 2013

Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.

     Entende-se que são muitas as possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número, não é de um dia para o outro, mais sim na rotina diária em sala de aula. O professor como mediador em primeiro lugar vai utilizar os números em diferentes funções no dia a dia já que as crianças chegam à escola com algum conhecimento de números. Proporcionar aos alunos um primeiro contato com os números de uma forma lúdica para que aprenda a fazer contas de um modo prático e brincando, utilizando situações que fazem parte do cotidiano da criança. Um exemplo muito usado na educação infantil é a contagem de meninos e meninas na sala, cada criança ajuda a professora contar quantos alunos tem e esse momento da contagem as crianças vai construindo aos poucos o conceito de números. Outros exemplos são: Data de aniversário, músicas, números móveis, tampinhas de garrafas pet para relacionar a quantidade, massinha para modelar o número ditado pelo professor, etc.
      Outro modo bem prático é usar o conhecimento de mundo, ou seja, pegar, por exemplo, laranjas, bananas, uvas e ajuntar todas dando a criança o conceito de soma (adição), ou diminuir (subtração), ou classificação, seriação etc. Essa etapa é um pouco mais ampla, visto que o aluno ainda não tem uma base fundamental e que o conceito de número tem que fazer parte de sua vida.
     Vamos falar sobre multiplicação, multiplicar nem sempre é fácil dependendo da quantidade e proporção, os alunos no 2º ano começa a iniciar a construção do sistema de numeração decimal. É um sistema posicional, no qual cada algarismo representa um valor, dependendo do lugar que ocupa no número, para isso o material dourado criado por Maria Montessori ajuda muito. O uso do material dourado nas aplicações técnicas operatórias das operações fundamentais é importante porque as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico e um aprendizado bem mais agradável. Pois esses alunos ainda tem certa dificuldade de entender a passagem do abstrato para o concreto e o uso do material dourado manipulativo possibilita uma aprendizagem com mais compreensão e com mais eficácia.
      O objetivo principal é o de criar gosto pela matemática, desde o início e o conceito de números. Trabalhar com matemática nos anos iniciais do Ensino fundamental é esperarmos que por meio deste, crianças e adolescentes possam descobrir cada vez mais que a matemática faz parte da vida e o quanto ela é importante no nosso cotidiano. Assim o aprendizado será continuamente ao longo da vida, nós professores, crianças e adolescentes sempre temos uma coisa nova a apreender e a matemática é uma delas, pois a matemática é infinita.




Luciene e Claudia
Referencia:
Livro texto PLT: Conversas sobre número ações e operações.



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