Entende-se que são muitas as possibilidades de intervenções que o
professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da
construção do conceito de número, não é de um dia para o outro, mais sim na
rotina diária em sala de aula. O professor como mediador em primeiro lugar vai
utilizar os números em diferentes funções no dia a dia já que as crianças
chegam à escola com algum conhecimento de números. Proporcionar aos alunos um
primeiro contato com os números de uma forma lúdica para que aprenda a fazer
contas de um modo prático e brincando, utilizando situações que fazem parte do
cotidiano da criança. Um exemplo muito usado na educação infantil é a contagem
de meninos e meninas na sala, cada criança ajuda a professora contar quantos
alunos tem e esse momento da contagem as crianças vai construindo aos poucos o
conceito de números. Outros exemplos são: Data de aniversário, músicas, números
móveis, tampinhas de garrafas pet para relacionar a quantidade, massinha para
modelar o número ditado pelo professor, etc.
Outro modo bem prático é usar o conhecimento de mundo, ou seja, pegar,
por exemplo, laranjas, bananas, uvas e ajuntar todas dando a criança o conceito
de soma (adição), ou diminuir (subtração), ou classificação, seriação etc. Essa
etapa é um pouco mais ampla, visto que o aluno ainda não tem uma base
fundamental e que o conceito de número tem que fazer parte de sua vida.
Vamos falar sobre multiplicação, multiplicar nem sempre é fácil
dependendo da quantidade e proporção, os alunos no 2º ano começa a iniciar a
construção do sistema de numeração decimal. É um sistema posicional, no qual
cada algarismo representa um valor, dependendo do lugar que ocupa no número,
para isso o material dourado criado por Maria Montessori ajuda muito. O uso do
material dourado nas aplicações técnicas operatórias das operações fundamentais
é importante porque as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem
concreta, facilitando a compreensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico e
um aprendizado bem mais agradável. Pois esses alunos ainda tem certa
dificuldade de entender a passagem do abstrato para o concreto e o uso do
material dourado manipulativo possibilita uma aprendizagem com mais compreensão
e com mais eficácia.
O objetivo principal é o de criar gosto pela matemática, desde o início
e o conceito de números. Trabalhar com matemática nos anos iniciais do Ensino
fundamental é esperarmos que por meio deste, crianças e adolescentes possam
descobrir cada vez mais que a matemática faz parte da vida e o quanto ela é
importante no nosso cotidiano. Assim o aprendizado será continuamente ao longo
da vida, nós professores, crianças e adolescentes sempre temos uma coisa nova a
apreender e a matemática é uma delas, pois a matemática é infinita.
Luciene e Claudia
Referencia:
Livro texto PLT: Conversas sobre número ações e operações.
Luciene e Claudia
Referencia:
Livro texto PLT: Conversas sobre número ações e operações.
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